O V Fórum de Teatro Associativo e de Artes Performativas, sob o tema “Teatro Comunitário: Outros Desafios – Novas Abordagens”, prossegue com o Painel 2: Teatro Associativo e Comunidade(s): Cenários de Transformação, que explora como o teatro pode ser um catalisador de mudanças sociais e culturais nas comunidades.
Este painel (16:45h–17:45h) é moderado por Mónica Cunha e participam os oradores Gisela Firmino; Indalécio Paiva; Ivan Silva.
Breve apresentação dos Participantes
Mónica Cunha, técnica profissional de animação sociocultural, destaca-se pela sua dedicação ao teatro inclusivo e à promoção da expressão artística como ferramenta de desenvolvimento pessoal. Fundadora e diretora artística da Companhia “Era uma vez… Teatro”, criada no âmbito da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, tem encenado peças baseadas em autores como Shakespeare, Fernando Pessoa e Mia Couto. Com mais de 50 criações apresentadas em festivais nacionais e internacionais, a companhia promove a inclusão social através da arte. Mónica foi galardoada com o Prémio TALMA em 2015 e idealizou o Campus Artístico, um projeto que fomenta a interação entre pessoas com e sem deficiência. Além disso, dinamiza workshops de teatro e arte inclusiva, consolidando-se como uma referência na sensibilização para a igualdade social.
Gisela Firmino, é uma artista freelancer que iniciou a sua formação teatral em 2014 no VII Curso de Iniciação Teatral e participou em produções como “6 personagens à procura de um autor” (Pirandello). Licenciada em Engenharia Informática e Turismo, possui pós-graduação em Gestão Sustentável no Turismo. Publicou artigos científicos sobre educação digital e marketing territorial, além de textos literários. Especializada em Direção de Cena e Produção (Mestrado), trabalhou em projetos inclusivos como “ecos-teatro inclusivo”, promovendo inclusão através da arte. Atuou como contrarregra e diretora de cena em produções teatrais relevantes no Porto.
Indalécio(Indy) Paiva tem 50 anos e mais de 40 ligados ao teatro. Ator, autor, encenador, compositor, sonoplasta, iluminador, músico…, já fez um pouco de tudo no palco, como amador e profissional, de norte a sul, em milhares de apresentações! Atualmente é Professor de expressão musical na APPC (onde orienta também o grupo de produção musical appSOUND) e colabora com o Coletivo “Era uma vez… Teatro”); professor de Teatro na Universidade Sénior de Melres e Medas; Presidente da SCDJ (onde é professor da escola de música, encenador do grupo de teatro e maestro do grupo de Música Tradicional DouroEncanto). É ainda diretor artístico da #indytrupe, que faz música e teatro musical para crianças e famílias nos conhecidos projetos “Música com Bebés & Papás” e “Música com Dragõezinhos”.
Ivan Silva, nascido em Rio Tinto em 1989, iniciou sua carreira artística em 2014 com exposições individuais entre Portugal e França. A sua prática evoluiu para um diálogo mais próximo com as comunidades, incluindo atividades pedagógicas em festivais e projetos interdisciplinares para seniores, como “Imagens Verdes” no Bonfim. É membro fundador do Coletivo Barda e utiliza a Serra do Açor para explorar formas de interação comunitária. Atualmente integra o MEXE, acompanhando o Grupo de Teatro Comunitário do Bonfim após formação em Arte Participativa pelo Teatro D. Maria II e Gulbenkian.
Comentários recentes